Se você deseja encaminhar uma mesma mensagem para várias pessoas, antes de enviá-la imediatamente, tenha certeza de que não se trata de uma armadilha usada por spammers para coletar emails válidos. Geralmente, este tipo de mensagem sensacionalista explora a sensibilidade dos leitores e sugerem o envio “URGENTE” e “PARA TODOS DA SUA LISTA”. A LACA sugere a leitura deste texto antes de repassar uma mensagem.

Caso decida enviar a mensagem para vários destinatários, saiba como se proteger e a preservar a identidade dos destinatários da sua mensagem e das pessoas que receberam a mesma mensagem antes de você e que, por descuido dos remetentes anteriores, também tiveram seus emails expostos:
1) Limpe o corpo da mensagem:
Apague todos os cabeçalhos anteriores onde aparecem data (Date), remetente (From), assunto (Subject) e os emails (To) das pessoas que já receberam a mensagem antes ou junto com você. Não há necessidade de incluir também os rodapés anteriores. Deixe apenas o texto ou imagem da mensagem principal.

2) Cheque os anexos:
Se for enviar um arquivo anexado, cheque o mesmo com um antivírus antes de enviá-lo. Evite encaminhar arquivos com extensão (o texto após o ponto) “scr”, “exe” . Eles são muito suspeitos.

3) Encaminhe a mensagem com cópia oculta:
Se ao clicar em encaminhar, você preencher no cabeçalho o campo “Para” ou “Cc” (Com Cópia) com vários emails, todos os destinatários da sua mensagem terão conhecimento dos outros emails para quem você a enviou. Se estes destinatários encaminharem a mensagem sem limpá-la como descrito no item 1, seu email e os emails dos seus destinatários vão para o corpo da mensagem seguinte. E assim, como uma bola de neve, o corpo da mensagem vai sendo preenchido com enormes listas de emails que podem cair em poder de pessoas mal intencionadas que poderão coletar estes emails e usá-los para o envio de propagandas, pornografias, boatos (hoaxes), vírus e todo o tipo de lixo eletrônico.
Para evitar isso, no cabeçalho da sua mensagem, informe os emails no campo “Cco” (Com Cópia Oculta”) separados por vírgula ou ponto e vírgula.