A resolução de uma imagem é medida em dpi – dots per inch (pontos por polegada). Esta resolução expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear de uma determinada imagem.

Você pode reduzir a resolução de uma imagem sem perder qualidade, mas se tentar aumentar a resolução de uma imagem deverá usá-la em tamanho menor (proporcional ao mesmo número de pixels da imagem original) para não perder resolução.

Nas artes criadas para a web a LACA usa uma resolução de 72 dpi pois esta é a maior resolução que um monitor comum consegue exibir. Usar imagens com mais de 72 dpi na web não traz nenhum benefício, pois além da visualização ser a mesma, o tamanho (em Kb) da imagem só ficará maior e ela ficará mais lenta para carregar nos navegadores.

Gráficas trabalham com arquivos com pelo menos 300 dpi, pois ao contrário da tela de um monitor, o método utilizado para gravar as imagens no papel utiliza muitos pontos para formar uma imagem.

Na web trabalhamos com imagens em modo RGB – red, green and blue (vermelho, verde e azul) pois trabalhamos com estas cores de luzes para formar todas as cores de uma imagem.

já as gráficas trabalham com arquivos em modo CMYK – cyan, magenta, yellow and black (ciano, magenta, amarelo e preto), pois estas são as cores básicas de tintas que, uma vez misturadas, formam todas as outras cores.

Ao olharmos no monitor, não percebemos mas uma imagem feita para ser usada na web não tem resolução para ser impressa com qualidade. É por isso que não podemos usar uma imagem pequena da web para colocar em um impresso.

Portanto, para as artes que serão impressas em papel como cartões de visita, lâminas, folders, pastas, etc, apresentarem uma boa definição, é necessário enviar para a gráfica a arte em modo CMYK, no tamanho final desejado e com uma resolução de, pelo menos, 300 dpi.

Mas existem algumas exceções. Por exemplo: As impressões em grandes formato, como as usadas em um outdoor, são vistas à longa distância e portanto, não precisam de tanta resolução (Experimente chegar bem perto de um Outdoor e verfique como é possível enxergar os pontos que formam a imagem). Nestes caso, o arquivo é enviado para a gráfica no tamanho final, mas com apenas 100 dpi de resolução. Já os arquivos enviados para os bureaus de serviço podem ser enviados em RGB pois as plotters que imprimem os trabalhos utilizam um método diferente de impressão e os arquivos em RGB ficam mais vivos.