Um cliente solicitou a LACA um orçamento para gerenciamento do que chamou de “redes sociais’. Na verdade, ele busca produção de conteúdo e atualização de sua fanpage, no Facebook.

Vejo – e leio – cada vez mais pessoas e textos que compreendem redes sociais e mídias sociais como termos de igual representatividade. Hoje estou aqui para lembrar: não são!

O termo rede social vem de Social Network , que seria meio social. Representa toda e qualquer rede de relacionamento onde pessoas estão conectadas a grupos sem dependência de uma estrutura ou meio (mídia). Essa galera compartilha dos mesmos interesses ou gosto, por exemplo, independente do meio, mídia ou estrutura existente para o relacionamento.

Já as mídias sociais são plataformas de interação online específicas, onde as pessoas criam, compartilham, trocam informações e comentam conteúdos – imagens e textos – em redes virtuais. Algumas mídias: Instagram, Facebook, Orkut, Twitter, MySpace, WordPress, YouTube, Sonico, etc.

Resumindo, rede social se refere a uma determinada comunidade e mídia social, a um meio, uma ferramenta pelo qual uma rede – ou pessoas de diferentes anseios – utilizam para se comunicar.

Entendido?